Atenção com a saúde da sua barba



Várias dermatites atingem a pele e pêlos da barba quando não há a devida higiene da barba.

Doenças como fungos, caspas, tinea da barba, foliculite e dermatite seborreica são algumas das doenças que afligem quem tem uma barba média ou longa.

 

Caspa na Barba

 


Tinea da Barba



Foliculite 



Dermatite Seborreica



Para ter uma pele saudável, ao apresentar uma dessas características o recomendado é buscar o acompanhamento de um profissional dermatologista.


Seguir as recomendações médicas.


Mas o papel da barbearia é certificar de que seus clientes não sejam contaminados.

E no caso de atender algum cliente que apresente essas condições , saibam realizar o serviço de barba garantindo a biossegurança deste cliente e dos demais.


Mas no dia a dia, o indicado é a higienização da pele, a aplicação de medicamento recomendado, assim como a limpeza do travesseiro e fronhas.

Importante lembrar que o tratamento contra fungo costumam ser muito demorados, normalmente levam bem mais de 6 meses.


Nossa dica, consulte o médico, troque o seu travesseiro por um novo, e durante todo o tratamento, faça a troca por um novo travesseiro, conforme o tempo for passando, afinal a pessoa que possuem alguma dessas doença decorrente de fungo passam com a cabeça no travesseiro no mínimo 6 horas diariamente, e o travesseiro é um ambiente propício à proliferação dos fungos, pois é um ambiente quente e úmido.


E durante o dia a dia na manutenção da barba em casa o indicado é utilizar lâminas de uso doméstico descartáveis. E a utilização de um pós barba adequado a condição da pele, pois se a pele estiver muito inflamada, não é recomendado o uso de pós barba com alto teor de álcool ou antisséptico. O ideal é o uso de um produto recomendado por dermatologista, tais como pomadas medicinais. O uso de óleos essenciais também podem ajudar, óleos como o de Melaleuca Puro ou óleo de Orégano, são excelentes óleos essenciais no tratamento contra fungos.


E infelizmente, quando a pele apresentar uma grande contaminação, a recomendação é a retirada da barba por completo, para o tratamento eficaz e eficiente, por um período de 6 meses à 9 meses… e após o fim do fungo, pode deixar a barba crescer novamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Surgem as Tendências no Mundo das Barbearias?

Barbeiros e Carecas